top of page

Toda solidariedade ao povo de Cocachacra


Saímos de Tacna em direção a cidade de Arequipa, uma boa viagem por um país lindo e onde é possível se extasiar com as paisagens, inclusive tivemos a oportunidade de apreciar a beleza de onde começa o deserto do Atacama. Nós não imaginávamos o que aconteceria.


Vinhamos pela Panamerican e quando chegamos em Santa Maria de repente pneus e vidros começaram a surgir, até desviar o caminho foi tudo muito complicado, fomos tentando voltar para sair da cidade que estava sendo fechada em nome da oposição ao projeto de mineração Tia Maria, foram momentos difíceis, uma senhora que fez questão de ser bastante incisiva, falou que se nós permanecéssemos no local corríamos risco de vida e de perder o carro. Ilsom, nosso vocalista conversou com os manifestantes e ajudou a empurrar o carro deles que não estava virando o motor, explicou que eramos músicos em turnê e que éramos solidários a luta deles. Tivemos que voltar para pegar algum outro caminho e toda a cidade estava sendo fechada, era tudo muito tenso, nós pareciamos alvos no meio de tudo aquilo, por conta dessa manifestação nosso percurso foi aumentado em 300 km até Arequipa.


Mas vamos explicar e esclarecer o quanto estamos a favor dessa luta.


Em julho de 2009, a Southern Copper Corporation anunciou que investirá US $ 950 milhões em seu projeto de mineração de Tia Maria em Arequipa . Desde então, os protestos sociais por medo de possíveis danos ao meio ambiente e as tentativas de diálogo têm sido uma constante na história atribulada de um dos maiores investimentos na produção de cobre no país. O Projeto se destina à extração de cobre, mineral que se encontra nos depósitos de Tia Maria e La Tapada, ambos localizados no distrito de Cocachacra, província de Islay, na região Arequipa. A estimativa é que sejam produzidas, anualmente, 120 mil toneladas do minério. Porém o projeto recebeu mais de seis mil observações no Estudo do Impacto Ambiental (EIA), a análise do projeto mostra uma série de danos ambientais e prejuízos que podem afetar diretamente a população caso o projeto seja executado. Entre as milhares de observações do projeto de mineração, uma delas é que as explosões provocadas pela atividade mineira causarão fissuras no solo, resultando na redução do lençol freático e com isso a perda de água em uma região que já sofre problemas hídricos.

Todo nosso apoio e solidariedade ao povo de Cocachacra

Archive
bottom of page